Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A vida é andar numa corda bamba, tentando manter o equilíbrio...

por Rosinda, em 09.02.12

Tenho andado muito ansiosa e preocupada. E embora saiba que todos nós temos os nossos problemas, não posso evitar que se note, tanto aqui no meu ambiente virtual, como no meu dia a dia "dito" normal.

Se é verdade que me incomodou demais relembrar as mágoas do passado, não foi essa a única razão do meu desgaste psicológico.

Tentei contrariar o meu pessimismo ao máximo, lembrei-me do tormento que foi a quando do problema do meu filho, lembrei-me imenso da Sara (in)perfeita. Pensei ligar para lhe fazer perguntas, mas fiquei pelo silêncio e na expectativa do que iria acontecer.

Apareceu um nódulo na mama da minha filha Ana. Bem visível a olho nu, não era sequer necessário apalpar. Como ainda é muito jovem, solteira e sem filhos, julguei que se tratava de algum problema hormonal. Depois de uma ida ao médico, foi fazer a mamografia e tem um quisto e um fibroadenoma. Hoje fiquei um pouco mais tranquila, ou melhor... estou a tentar!

Mais uma consulta e o médico aconselha a cirurgia. Embora diga que não é maligno, convém tirar. Diz que quanto mais tarde o fizer, mais deformada fica a mama.  Gostava de ter ido com ela à consulta, parece que ficava mais descansada.

Ela está aparentemente calma e vai programar tudo, como aliás sempre faz. Vai ver quando pode ter férias e como o seguro cobre a cirurgia, vai fazê-la no privado.

 

Entretanto como se não bastasse, foi diagnosticado ao meu cunhado um aneurisma na aorta. Os médicos não aconselham cirurgia por ser de risco e assim o risco de rebentamento é enorme. A minha irmã que já perdeu o primeiro marido, está de rastos.

 

A vida é mesmo andar numa corda bamba, tentando manter o equilíbrio...

Tentar leva-la  como ela se nos apresenta, é o que fazemos, quer queiramos ou não.  Mas o nosso sorriso, começa a ser mais um rasgo de amargura. Por sorte a minha mãe anda mais ou menos, embora meia "trol" por causa dos medicamentos.

É nestas alturas que sentimos o quanto é importante o apoio da nossa outra metade, inexistente no meu caso.

 

Não era para falar nestes assuntos. Sei que ninguém gosta de coisas tristes, contudo, este blog é para mim quase um diário. Aqui vou escrevendo as minhas alegrias e tristezas e de certa forma é um desabafo.

 

Deixo um conselho a todas as mulheres que me possam ler. Todas as mulheres com mais de 20 anos devem realizar o auto-exame da mama como rotina mensal. Não descurem qualquer pequeno nódulo que apareça, infelizmente, o cancro da mama ainda mata e muito.

 

Tudo passa e esta fase também vai passar, enquanto passa e não passa é inevitável este sentimento de frustração e desânimo.

 

Rosinda

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:30


15 comentários

De miilay a 09.02.2012 às 22:53

Rosinda, Amiga tens toda a razão de andar com desânimo, é que quando toca nos nossos filhos UI,UI, é difícil! Temos que ACREDITAR, que tudo vai passar e a tua menina vai sair bem dessa. Mas que custa? ai, muito. Compreendo-te. Quero deixar-te uma palavra de alento que tento não perder ESPERANÇA.
Beijinho
miilay

De Rosinda a 10.02.2012 às 18:10

Olá Miilay,
sei que não é nada maligno e isso já me tranquilizou um pouco, mas até que fique tranquila mesmo, ainda vai demorar. Os filhos são par mim, como para qualquer mãe, o mais importante da vida.
Agradeço a tua presença e carinho, são preciosas as palavras de compreensão....
Bom fim de semana
Beijinho grande
Rosinda

De Existe um Olhar a 09.02.2012 às 22:56

Amiga
Eu e suponho que todos os que te visitam, estão aqui para ouvir as tuas alegrias e tristezas, o que te faz feliz e o que deixa ansiosa e preocupada como é o caso e quem tem filhos compreende ainda melhor como se sentem quando algo de anormal se passa com eles.
Continuo daqui a dar-te a maior força e a desejar que tudo acabe bem.
Além dos desafabos muito do que dizes tem objectivos pedagógicos, como é o conselho que dás a todas as jovens.

Beijos
Manu

De Rosinda a 10.02.2012 às 18:14

Querida Manu, eu sei que por vezes fica cansativo ouvir (ler) coisas que nos entristecem, mesmo porque tristes andamos quase todos. Precisamos é que nos subam a moral, que os problemas do dia a dia já stressam que chegue.
Agradeço a compreensão que sempre tens e o carinho que me transmites.
Bom fim de semana
Beijinho
Rosinda

De Jorge Soares a 09.02.2012 às 23:26

A vida é feita de todas as coisas, das alegres e das tristes, e por muito que custe, temos que viver com elas... e não tem nada de mal falar delas aqui.. o blog deve servir para as coisas boas e para as más... e embora à distância... estamos sempre pro aqui...

Muita força e pensamento positivo.

Jorge

De Rosinda a 10.02.2012 às 18:19

Eu sei Jorge e só falei no assunto, porque também sei que quando não ando bem isso se reflecte na minha forma de estar aqui. Gosto de visitar os blogs com vontade, de comentar com gosto e nem sempre sou capaz de o fazer.
Agora mais aliviada pois sei que não é maligno, mas ainda assim muito preocupada.
Bom fim de semana
Um abraço amigo de agradecimento pelo interesse e carinho das palavras.
Rosinda

De luadoceu a 10.02.2012 às 10:09

ontem foi dia esgotante para mim
folga marido,ajudar outros familiares
não sei que te diga amiga
mas estando perto para te abraçar se eu pudesse,mas estando aqui na mesma para te acarinhar
beijinhos rosinda
força.....mta força...e acreditar....no melhor para todos, com saúde sempre eu desejo...

De Rosinda a 10.02.2012 às 18:21

Amiga Lua, sempre com a tua boa vontade... obrigada! Já ajudas ouvindo e compreendendo os meus desabafos e muito...
Bom fim de semana
Beijinho
Rosinda

De libel a 10.02.2012 às 11:00

Rosinda, a vida tem destas surpresas, somos postos à prova em determinados momentos, temos que ser fortes e viver um dia de cada vez, com o apoio de todos, a união faz a força, são laços fortes que nos unem à família, são tudo para nós e só queremos que estejam bem. Nem sempre o sorriso nos brinda, no entanto o amor, a protecção e o aconchego são fundamentais para que possamos ver bons resultados.

Tu és uma mulher que não perde fácil o equilibrio, são muitos anos de corda bamba, por isso só o facto de estares presente, junto dos teus, é um sinal para eles de que vai correr tudo bem, tu transmites muita confiança, segurança, e principalmente muita esperança.

Força amiga, és uma mulher de coragem!!...

Beijinhos

De Rosinda a 10.02.2012 às 18:27

Amiga Libel,
tu sabes como é, se eu pudesse ninguém sofria e muito menos os meus filhos, os meus barrotes onde me agarro para não perder o equilíbrio...
Obrigada amiga por estares presente neste cantinho, onde semeias imensa luz e alegria.
Bom fim de semana
Beijinho
Rosinda

De Manta ou xale para bebe a 10.02.2012 às 15:07

Olá Rosinda!
Quando os nossos filhos têm problemas de saúde, nós mães ficamos desorientadas, incrédulas. E como eu sei o que está a sentir... deixo-lhe um xi-coração e que essa nuvem negra que paira em cima da sua cabeça passe e que amanhã seja um dia de sol.
Beijinhos
Goretti

De Rosinda a 10.02.2012 às 18:32

Eu sei que sabes amiga, eu sei o que já passas-te pelo maior dos sofrimentos, esse é o meu maior medo, sempre...
Admiro-te e agradeço.
A nuvem está menos negra, pois o médico disse que não é maligno, agora descansar só quando tiver tirado.
Bom fim de semana
Beijinho grande
Rosinda

De Marta M a 10.02.2012 às 18:17

Rosinda:
São provas e mais provas e nós sempre a tentar estar à altura, não é?
E quando pensamos que já entendemos...Pois baralham-nos as cartas e estamos sempre a recomeçar...
Amiga, conheço o teu coração de mãe e posso apenas supor a tua apreensão..
Mas também conheço a tua força, e sei que mesmo sozinha (será que estás mesmo...? Às vezes só se tem uma presença física que nos desconcentra...) estarás à altura de apoiar a tua filha nesta fase que não se há-de revestir de maiores consequências.
Quanto ao blog amiga, como podes achar que, aquilo que sabemos, te vem da alma ( e com o respeito e contenção que escreves) pode ser a mais? Ou incomodar? Impossível.
Um abraço do coração amiga
Marta M

De Rosinda a 10.02.2012 às 18:40

Amiga Marta,
as tuas palavras sempre me fazem reflectir...
Acredito que não estou só, há energias que me protegem destes maus momentos e tudo tem acabado bem... Mas tenho de confessar que muitas vezes não sei onde vou buscar a vontade de estar, de ser, de continuar...
Claro que já estou mais tranquila, acredito que o médico ao dizer que não é maligno saiba do que fala. Mas descansada só quando ela for operada.
Beijinho grande e obrigada
Bom fim de semana
Rosinda

De maripossa a 11.02.2012 às 00:59

Amiga Rosinda. Se Deus quiser tudo vai correr bem para ela e para ti, ou seja vós porque vejo e leio muitas coisas juntas. A vida minha amiga nunca é como a gente deseja. Eu sempre faço mamografia e ecografia de rotina, tenho um nódulo mas disseram que não é maligno, mas sim para vigiar, e fiz este exame no fim do ano de 2011, estes dias recebi uma carta para ir ao IPO,e fiquei sem falar no momento,mas ganhei uma força parecia de ferro. Lá fui ao Porto fazer exames complementares e deu realmente o mesmo, volto lá daqui a um ano mas tenho que ser vigiada, o meu marido estava pior do lado de fora, e como demorei muito lá dentro estava numa aflição, como vês amiga vai para todos um pouco.
Eu desejo de coração tudo de bom para vós ela é jovem tem a vida pela frente, a força é importante.
Beijinho fica bem

Comentar post



"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela." (Fernando Pessoa)


Pesquisar

Pesquisar no Blog  



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D


Algumas das imagens deste blog são retiradas da Internet. Se alguma pessoa se sentir lesada por favor diga e será retirada