Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


É TRISTE O NOSSO SISTEMA DE SAÚDE

por Rosinda, em 18.11.09

post nº 100 

                                                                            

COMO PROMETI CÁ ESTOU EU COM O MEU POST Nº100  

 

Gostava que fosse um post alegre, em que eu pudesse dizer maravilhas do mundo da sociedade e do nosso sistema de saúde, contudo infelizmente não posso fazer isso, porque a realidade é bem outra e jamais faltaria á verdade...!

Como sabem os que lêm este blog, eu tinha uma cirurgia marcada há bastante tempo, tendo recebido até um daqueles cheques vales para ser operada mais rapidamente noutro hospital, recusei, como motivo indiquei que queria ser operada pela médica que me acompanhava nas consultas e fiquei á espera...

Chamaram-me para consulta de pré operatório há cerca de dois meses. Fui atendida por outro médico e perguntei porquê, era o Director de cirurgia e respondeu-me que não me podia manter mais tempo á espera e como a sua médica não pode operá-la em tempo adequado por razões que tem a ver com doentes oncológicos, a Sª será operada por um bom cirurgião no dia 16 de Novembro. Concordei, as razões eram válidas e ele deu-me então um cartão de internamento que guardei, onde dizia que seria internada no piso 6 (cirurgia) ás 9,30 e que podia tomar pequeno almoço.

Apresentei-me então no piso 6 no dia 16 como combinado.

Depois de passar na secretaria onde fiz observações dos antibióticos que tinha tomado recentemente por ter cortado um dedo e explicando que tinha os pontos do dito dedo para tirar.

Tudo foi anotado e mandaram-me aguardar na sala de espera que depois chamavam. Assim fiz. Passou até entretanto a minha médica habitual e disse-me que ia correr tudo bem...! Agradeci e continuei á espera.Apercebi-me de grande desorientação e muita desorganização, não havia camas no piso de cirurgia e não sabiam que fazer. Sempre na minha esperança de que tudo ia correr bem continuei á espera, até que por volta das 13 horas veio uma enfermeira dizer que tinha que ir para o piso 7 para o serviço de Otórrino, porque não havia camas. Perante algumas perguntas explicou a mim e mais 4 pessoas, que era tudo feito da mesma forma e que logo que fosse possível passaríamos para o piso da cirurgia. Assim lá fomos nós para onde nos mandaram, sendo-nos indicadas as respectivas camas. Não sei o que se passou com os outros pacientes, espero que tenham tido muita sorte e que tudo lhes tenha corrido bem.

Quando chegou a hora da cirurgia (17h) veio um auxiliar buscar-me para o bloco, onde esperei só´cerca de 10m e dirigiu-se a mim alguém que disse ser anestesista, para eu assinar o documento da autorização da anestesia, embora já tivesse assinado todos os documentos, na consulta efectuada meses antes, voltei a assinar... estava confusa, desorientada...

Já dentro do local da cirurgia, apercebi-me que me iam aplicar epidoral e assim foi, por qualquer razão que desconheço, (não sou médico) não foi suficiente e a dada  altura, ouvi-os dizer; temos que aplicar geral. Senti aflições horriveis até essa altura, desci ao mais pequeno que um ser humano se pode sentir. Estive no recobro cerca de 3h, vomitei imenso e não me sentia nada bem. Aos poucos fui ficando ligeiramente melhor e levaram-me para o quarto, partilhado com duas crianças operadas á garganta. Pusera-me mais soro e ali fiquei até ao dia seguinte ás 14h. As enfermeiras não me sabiam dizer se tomava os meus medicamentos se me podia levantar e lavar, enfim não sabiam nada, porque não era o serviço delas.Então ás 14h como disse veio um jovem médico falar comigo, para me dizer que tinha que ir embora porque tinha sido operada em serviço de ambulatório e tinha alta. Como sabe disse ele, tinha um buraco na cicatriz da cirurgia anterior e o intestino estava fora, metemos para dentro, tiramos a hérnia e cozemos. Agora tem de ter 2 meses de repouso, não se baixar, nem pegar em pesos, tem consulta no dia 16 de Janeiro. Fiquei de boca aberta... disse-lhe para desculpar, mas que parecia que estava a falar de chouriços, falei da desumanidade e dos meus direitos... mas, deu-me boa tarde e virou-me as costas. Apesar de lhe ter dito que tinha dores e vómitos, não me receitou qualquer tipo de medicamentos.

Apresentei queixa no livro de reclamações. Assim voltei para casa com carta para entregar ao médico de família que por acaso nem veio hoje, por motivos pessoais, assim me foi dito.

Costumo usar muito esta frase:

SE NÃO PODES LOUVAR... CALA-TE.

Infelizmente, não posso louvar, nem vou calar-me. A minha médica está para um congresso, disseram-me quando tentei contactá-la hoje de manhã, tenho outra cirurgia com consulta para dia 17 de Dezembro, onde vou buscar a coragem? Onde encontrar a segurança? O que fazer? Talvez ligar para a Sic e mais uma vez mostrar ao mundo como andamos nós por cá...!

Assim foi como tudo aconteceu, mas acredito que do meu lado estava Deus e a positividade dos amigos e da família, por isso apesar de enjoadinha e com algumas dores estou aqui, para vos agradecer a todos o vosso carinho. Responderei a todos pessoalmente, mas aos poucos, faz-me ainda impressão olhar para o écran do computador.

beijos e um muito obrigada a todas...!

Maria Rosinda (onix)

ATÉ BREVE...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:36


41 comentários

De Selene a 19.11.2009 às 21:27

Que miséria! Desde que a gestão mete a mão na saúde é assim. Eu penso que os estabelecimentos de saúde não são apara dar lucro mas sim para tratar as pessoas custe o que custar!
Espero que corras tudo bem. Beijinho de melhoras.

De Rosinda a 20.11.2009 às 12:00

DEVERIA SER ... A PRIVATIZAÇÃO TEM VANTAGENS, NA SAUDE NÃO CREIO.
BEIJINHO

Comentar post



"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela." (Fernando Pessoa)


Pesquisar

Pesquisar no Blog  



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D


Algumas das imagens deste blog são retiradas da Internet. Se alguma pessoa se sentir lesada por favor diga e será retirada