Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


O meu cantinho, o meu lugar...

por Rosinda, em 05.09.10

Vivo em Guimarães há trinta e seis anos, retornada das ex.colónias, sem "eira nem beira" vim para a casa de uma tia. Poucos dias depois, estava a viver no Patronato da Sª da Oliveira. Acolhida pelo Monsenhor, eu, minha família e mais algumas pessoas vindas de Angola.

Aí vivi cerca de três anos. Os meus filhos dormiam nas camaratas, existentes para acolher os seminaristas. Eu e meu marido tinhamos um quarto. Cozinhar cozinhava-mos todos juntos. Aí nasceu o meu terceiro filho, a tão almejada menina...

A determinada altura, não posso precisar datas certas, abriu um concurso para casas do I.G.A.P., casas construídas para pessoas menos favorecidas... os chamados "bairros sociais".

Nem imaginam a minha alegria quando soube que teria casa nesse bairro. Eu nem acreditava quando ao fim de três anos sem casa, me mudei para o meu cantinho, o meu lugar...

Até então, tinha vivido em lugares de "gente fina" e de início, foi complicado habituar-me ao ambiente. Sempre sabendo qual o meu lugar e respeitando o lugar dos outros, o tempo foi passando. Depois disso, tive oportunidade de sair daqui, mas sinto-me aqui tão bem, estou tão perto de tudo o que me é necessário, o lugar é verde e bonito, a casa enorme e bem arranjada por mim, a renda barata. Hoje que a vida mudou de novo para pior... dou graças a Deus por não ter saído daqui!  Aqui criei meus cinco filhos, sem problemas sociais, tudo começa dentro das nossas portas... somos nós e não o sítio onde vivemos que determina o nosso futuro. Sou respeitada, respeito toda a gente e vivo neste bairro há trinta e três anos! Daqui não mudarei a não ser para a última morada, o que espero esteja longe...

Bem toda esta história, para vos dizer o seguinte:

Partindo do principio que os blogs do sapo são um bairro, como eles próprios dizem, se a renda é igual para toda a gente... porque não adaptar-me e tentar viver ignorando as coisas negativas e pensando nas positivas? Afinal... tenho por aqui vizinhos de quem gosto muito, sei que sou estimada por alguns. Se sair vou perde-los de "vista" porque a vida é assim mesmo...  RESOLVI QUE NUNCA VOU SAIR DAQUI, ENQUANTO ME APETECER CÁ ESTAR. Sei que não estarei tantos anos como no meu bairro... mas espero estar enquanto tiver vontade e saúde.

Portanto... EU VOU MORAR NESTE BAIRRO ENQUANTO O SENHORIO DEIXAR. Porque gosto de aqui estar!

 

Um beijo para todos... partilharei amanhã o CORTEJO DO LINHO, que passou aqui hoje e tirei fotografias!

Maria Rosinda

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:05


14 comentários

De Caminhando... a 05.09.2010 às 22:24

Olá Rosinda!

Bom saber que continuamos vizinhas e que não te vais mudar. Bonita a tua história. Nada melhor do que vivermos segundo aquilo que acreditamos e, ao longo de tantos anos, sermos respeitados pelos que nos rodeiam.

Um beijinho para ti e espero por muito tempo ter a tua companhia nestas andanças ; )

De Rosinda a 06.09.2010 às 14:15

Obrigada Joana...
Prometo que nunca mais sacudo os tapetes , vou começar a aspirá-los! :-)
Um grande beijinho amiga
Rosinda

De Existe um Olhar a 05.09.2010 às 23:30

Adorei saber um pouco mais de ti e sobretudo que vais continuar nesta casinha do sapo , onde vamos podendo partilhar as nossas experiência de vida.
Que por muitos anos sejamos vizinhas e amigas.
Beijos
Manu

De Rosinda a 06.09.2010 às 14:20

Obrigada Manu, só a vida nos ensina a viver...
Ser tua vizinha e amiga, poder partilhar da tua paz é muito gratificante para mim.
Um grande beijinho
Rosinda

De luadoceu a 06.09.2010 às 15:18

Ola Rosinda
È assim mesmo
Tiveste dois dias para reflectir e reflectiste bem e positivamente
È assim mesmo. Bola para a frente que aí vem gente
Sentiria tua falta se não viesses mais, se essa fosse tua decisão, se é para teu bem,so teria e tenhod e respeita la, visto seres a minha amiga(eu ser tua amiga) e sobretudo,mas tb minha leitora assidua...e sobretudo leal e fiel
No sapo, cabe toda a gente, mas o blog e nosso e assim é que tem de ser. Porque sair do sitio que nos acolhe bem,q ue mal nao nos faz e partir do principio que ha amigos que te querem bem e sao seguidores?E sobretudo e teu espaço, aonde te sentes bem e escreves tuas memorias, historias, sonhos?
Boa.................gostei da atitude e dou força
Vim espreitar e tenho uma excelente noticia
Dpois conto de ontem,de hoje e de amanha
Bjosssssssssssssssssssss

De Rosinda a 06.09.2010 às 15:25

Obrigada Lua!
Agi de acordo com o meu coração e a minha vontade e digo-te linda, agora para sair daqui, vai ser difícil! Porque para mim é muito dificil deixar o dito por não dito, então eu jamais direi outra vez que vou fecher os blogs!
Um grande beijinho
(fico à espera da boa noticia)

De DyDa/Flordeliz a 06.09.2010 às 16:29

Olé Maria Rosinda que bom encontrar a menina na varanda ;-)
Assim como esta chuva miudinha deste fim de Verão veio assentar a poeira, avivar as cores às pétalas das flores e regar os jardins... espero que também tu permaneças feliz neste condominio, tenhas renovado forças e continuar o projecto que te deu e dá prazer.
Foi bom encontrar-te motivada.

De Rosinda a 06.09.2010 às 18:03

Olá Flordeliz!
E com vizinhas assim, que mais posso querer...?
Palavras lindas que aqui me deixas-te... muito obrigada! Vou continuar sim por mim e por muitas flores deste jardim, que rodeia este bairro, que não será nunca condominio fechado. :-)
Um beijinho e grande abraço

De Tina a 07.09.2010 às 15:03

Congratulo-me com tua decisão, Rosinda!

O cantinho é teu, foste tu que o criaste....e continuas a construi-lo com todo o teu carinho, por isso, desfruta em PAZ, enquanto puderes e quiseres!

Que ele irradia e receba todo o AMOR que todos queremos ter em nossas VIDAS!

Gosto de escutar este "tango" "Amapola"...e acredita que já dancei um pouco ao som...Faz o mesmo e ri muito...faz tão bem ao nosso ego!

Beijos!

De Rosinda a 07.09.2010 às 15:38

Obrigada Tina, continuarei aqui, disfrutando de todo o carinho que vou recebendo numa partilha de vida e coisas que gostamos. Agradeço-te pois fazes parte deste e de todos os meus blogs, sempre com a tua palavra de força e fé.
Um grande beijo

De Tina a 07.09.2010 às 16:06

Obrigada, Rosinda!
Fico feliz por isso... !
Que Deus te ajude sempre nesta tua caminhada!
Força!
Beijinhos!

De Rosinda a 07.09.2010 às 17:45

Obrigada...

De MIGUXA a 08.09.2010 às 01:24

Amiga,

A vida é preenchida por coisas, pessoas, lugares, sentires...
que quer queiramos ou não, nos importam mais e mais a cada dia que passa...

Fico feliz por te ter por companhia por muitos e longos anos
minha doce e sensível Rosinda.

Beijinhos
Margarida

De allungamento del pene a 14.09.2010 às 10:55

Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)

Comentar post



"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela." (Fernando Pessoa)


Pesquisar

Pesquisar no Blog  



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D


Algumas das imagens deste blog são retiradas da Internet. Se alguma pessoa se sentir lesada por favor diga e será retirada